Reunião do time de Qualidade da Pesquisa do Google

Assista um vídeo da reunião do time de qualidade da pesquisa do Google e veja como são tomadas as decisões para cada mudança em seu algoritmo.

O Google para mostrar como são tomadas algumas decisões na qualidade da sua pesquisa resolver filmar com 8 câmeras e 16 microfones uma reunião para decidir uma mudança futura no sistema de correção ortográfica do buscador.Google nome

Para entender melhor o vídeo é preciso saber um pouco mais sobre como acontece as decisões de alterações no algoritmo do Google.

Mudança no algoritmo do Google

O algoritmo do Google muda constantemente – em 1 ano, por exemplo, foi mudado 500 vezes – e para que esse mudança ocorra são feitas reuniões e muitos testes. Qualquer alteração, mínima que seja, em seu algoritmo, pode afetar muitos resultados ao redor do mundo, então, toda alteração é muito bem planejada para que os resultados obtidos com a alteração sejam os melhores para o usuário.

No post o Google diz que essas reuniões são feitas semanalmente às quintas-feiras, em Mountain View, mas conta também com a participação de outros centros do Google através de vídeo conferência, como os escritórios em Moscow, Nova York, Zurich, Seoul, Haifa e Tóquio.

O vídeo foi gravado em 1° de Dezembro de 2011 e é discutido a melhora da sugestão ortográfica para pesquisas feitas com mais de 10 palavras-chave que impacta 0,1% do tráfego de pesquisa.

Reunião do time de qualidade da pesquisa do Google

Alguns pontos interessantes que são citados no post é que

  • Nas reuniões sempre tem a presença de um analista de qualidade da busca. Este analista não faz parte do time de engenheiros que irão fazer as mudanças no algoritmo, mas vai dá uma visão se o resultado será bom para o usuário.
  • Todas as decisões são tomadas a partir de testes detalhados obtidos por analistas que comparam as paginas lado a lado (de um lado é colocado a SERP com resultado sem a mudança e do outro lado a SERP com as mudanças feitas) e depois colocado na Sandbox do Google – será explicado em post futuro aqui no blog – e assim os engenheiros podem tomar a melhor decisão.

Concluindo

O vídeo é difícil de entender por dois motivos, primeiro porque está em Inglês e só possui legenda em inglês que até pode ser traduzida pelo Youtube, mas não fica tão bom e segundo porque a linguagem utilizada é bem técnica. Mas o vídeo é interessante para podermos entender o quanto é complexo o mecanismo de busca do Google e o número de grandes mentes envolvidas para tomar uma decisão.

Penso que muitas pessoas que reclamam da busca do Google assistissem e vesse como é difícil mostrar o melhor resultado para o que ela está pesquisando. As vezes as pessoas reclamam de algo que elas nem entendem como funciona e nem procuram saber para poder falar ou sequer faz um esforço para compreender que é muito complexo retornar um resultado à sua pesquisa e tentar adivinhar do que você está realmente pesquisando. Por exemplo, quando você pesquisa São Paulo, você pode está interessado em saber sobre a cidade de São Paulo, o time do São Paulo ou as notícias mais recentes sobre os mesmos. E para te retornar o melhor possível ele coloca tudo isso em sua primeira página, é realmente muito impressionante.

Os comentários estão fechados.