Como alterar o diretório do WordPress

Algumas vezes necessitamos desenvolver ou dá manutenção em algum site e para não comprometer o funcionamento do mesmo utilizamos diretórios para a hospedagem provisória, como /site ou /novo. Na fase inicial de um site ou na criação de um novo tema, a mudança se torna simples e não precisamos nos preocupar com redirecionamentos das urls antigas para as novas, pois o site ainda não está sendo utilizado e nem depende de tráfego orgânico do Google e outros sites de busca. Porém em alguns casos, como aconteceu aqui na Webmac, o site em questão se encontrava em um subdiretório, sem que houvesse nada sendo utilizado na raiz do site, possuía muitos acessos e além disso se encontrava bem posicionado para várias palavras chaves e não podia perder as visitas vindas da busca orgânica. Dessa maneira, era preciso mudar todos os arquivos da pasta que estava para a raiz do site e consequentemente fazer o redirecionamento de todas as urls antigas do site para as novas.

Antes de explicar como fazer essa mudança, vamos entender um pouco as vantagens de se ter mudado a estrutura das urls e o porquê devemos nos tratar essa mudança com atenção.

A vantagem da mudança é que agora o site possui uma url mais “limpa” sem caracteres que não agregavam nada ao usuário e muito menos aos motores de busca. Acreditamos também que a retirada do diretório até ajudou no reconhecimento das estruturas do site (categorias, tags, aquivos de datas…) para o Google, pois foi notado o aparecimento de sitelinks mais eficientes e que antes não apareciam em algumas buscas.

[box type=”info”] Se seu site possui muitas páginas, como um grande site de notícias, é preciso que esteja preparado para um aumento repentino de requisições no servidor. Isso, porque o Google percebendo essa mudança na url vai tentar atualizar todos esses endereços aumento o número de visualizações por parte do Googlebot.
Por isso, é importante que seu site utilize um bom sistema de cache ou até precise de um servidor melhor para aguentar o tranco. Uma alternativa, caso não tenha interesse em investir em um servidor melhor, seja limitar o número de solicitações no painel do Google Webmasters Tools.[/box]

Alterando o Diretório do WordPress

Copiar arquivos para a raiz do site

A primeira etapa do processo de alteração do diretório é copiar todos os arquivos do diretório antigo para a pasta que deseje que o WordPress fique instalado, em nosso caso, a raiz (“/”). Isso pode ser feito através de qualquer programa de FTP, como Filezilla. O tempo de transferência irá depender da quantidade de arquivos que possui o seu site. Caso possua acesso por ssh a seu servidor pode executar uma linha de comando que irá transferir de forma mais rápida que a feita por ftp. Supondo que queremos transferir do diretório /site para a raiz do site podemos executar os seguintes comandos:

Entrar na pasta site:

cd site/

Copia recursiva de todos os arquivos para a raiz do site (lembrando que a raiz do site pode ter variações de acordo com as configurações do servidor)

cp -R * /var/www/dominio.com.br/

Alterar endereços do WordPress

Após a cópia de todos os arquivos para a raiz iremos alterar os endereços de configurações do WordPress acessando dentro do painel WordPress Configurações > Geral.

Nas opções de Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL) substitua, por exemplo, http://webmac.com.br/site por http://webmac.com.br como na imagem abaixo:

Após feita essa modificação e salvo as configurações, possivelmente a página irá atualizar e pedir que faça o login novamente no WordPress já com o novo endereço na URL.

Alterar endereço antigo das imagens

A transferência de diretório já deve está funcionando para seu site, agora já deve ser possível acessar teu site pela raiz. Porém, algumas configurações ainda precisão ser feitas para a mudança cause o mínimo de prejuízo para o site. Os endereços das imagens que já foram postadas ainda possuem a URL antiga do site e caso deseje remover o diretório antigo, os posts irão ficar sem imagens. Para resolver esse problema basta executar dois comandos em SQL, alterando dominio.com.br para o seu domínio e diretório para seu diretório atual.

UPDATE wp_posts SET post_content = REPLACE(post_content,'http://www.dominio.com.br/diretorio/wp-content/uploads/','http://www.dominio.com.br/wp-content/uploads/')
UPDATE wp_posts SET guid = REPLACE(guid,'http://www.dominio.com.br/diretorio/wp-content/uploads/','http://www.dominio.com.br/wp-content/uploads/')

Redirecionar posts antigos para a nova URL

Por último, mas não menos importante, é preciso fazer um redirecionamento 301 utilizando .htaccess para todos os links que forem acessados pela URL antiga seja redirecionado para a nova. Dessa maneira, estamos garantindo que a mudança acarrete o menor prejuízo possível ao SEO do site. Adicione a seguinte linha ao .htaccess do seu site:

redirect 301 /diretorio http://www.dominio.com.br

Está mudando o diretório do seu site WordPress? Conte-nos sua experiência ou deixe alguma dúvida, caso algum procedimento dê errado.

2 Respostas para “Como alterar o diretório do WordPress”

  1. bruno

    olá. pode me ajudar? quando tento entrar no meu site na parte de wp-admin ele esta sendo redirecionado para outra pagina, que é o site de um amigo meu! como faço para voltar ao normal e fazer com que o meu diretorio volte a ser o brunosantana.com.br?

Os comentários estão fechados.